Topo informaticamania











Titulo


Utilitário de Configuração do CMOS - BIOS
BIOS do Tipo AMI

Formatar o PC e instalar o Windows XP

STANDARD SETUP

Data - Digitar no formato mm/dd/aaaa.

Hora - Foarmato mm:ss.

HDs - Auto faz com que sejam detectados a cada novo boot tornando o sistema mais lento. Not Installed faz com que o disco instalado naquela posição não seja lido. User permite a digitação dos parâmetros (Cilindros, Heads, Setores) quando ativado o modo NORMAL (CHS). Como o modo NORMAL é mais lento, o ideal é digitar os parâmetros nele e depois voltar para os modos AUTO ou LBA. Outra forma de configurar os discos é entrar na opção IDE HDD Auto Detection do menu principal e confirmar a configuração de cada dispositivo, preferindo sempre o modo LBA, quando disponível.

Floppy Disks - Ativa os controladores de disquete A e B e escolhe a capacidade dos discos. Normalmente A: (1.44MB 3 ½ polegadas) e B: Not installed.




ADVANCED SETUP

Quick Boot - Indica se deve ser realizado o POST completo (NO) ou rápido (YES).

1st, 2nd e 3rd Boot Devices - Ordem dos dispositivos por onde se deseja carregar o sistema operacional. Colocar o dispositivo preferencial na primeira posição, geralmente o IDE0 onde está o Windows. Caso se deseje utilizar boot por disquete o 1st Boot device deve ser configurado como Floppy. No caso de boot por CD, as vezes é necessário desativar as opções 2nd e 3rd e deixar o CDROM na 1st.

Try Other Boot Devices - Ativa o boot por EPROM da placa de rede. Só é Utilizado em redes com servidor Novell.

S.M.A.R.T. - Ativa um sistema permanente de monitoramento o detecção de erros em HDs. Só alguns discos são capazes de operar neste modo. Geralmente o computador informa SMART capable but disabled quando o método puder ser utilizado.

NumLock Status - Indica se o teclado numérico deve iniciar ativado (ON) ou não (OFF). Desativado as teclas funcionarão como teclas de movimentação (setas).

Floppy Disk Swap - Faz o disco A: funcionar como B: e vice-versa. Só utilizado quando se deseja acionar discos de boot de 3 ½ em sistemas com disco A: de 5 ¼.

Floppy Disk Seek - Ativa a busca por drives de disquete durante o boot. Desativado o computador liga mesmo sem drive de disquete e é mais rápido. O Windows pode não acessar bem o disquete com esta opção, ou ficar muito lento se o drive de disquetes for removido.

Passwork Chek - Momento em que o sistema solicitará o password de BIOS. Ao ligar - system - ou ao entrar no utilitário de configuração - setup. Só surtirá efeito se houver senha cadastrada.

> 64 MB to OS/2 - Permite a utilização de mais de 64MB pelo sistema operacional OS/2 da IBM.

L1 Cache - Ativa ou não o cache de nível 1 do processador, interno.

L2 Cache - Ativa ou não o cache de nível 2 do processador, interno.

System BIOS Cacheable - Copia os dados do BIOS para a memória RAM, tornando mais rápido o acesso aos dispositivos de entrada e saída.

Auto Detect DIMM/PCI CLK - ativa o ajuste automático do tempo de latência das memórias. Só terá efeito se os módulos de memória possuírem chip de SPD.




FEATURES SETUP

OnBoard FDC - Ativa o controlador de disquetes. É necessário para que as opções de floppy do menu Standard tenham efeito.

Onbord Serial Port - Especifica o endereço de IO da porta serial OnBoard. Geralmente utiliza-se o endereço 3F8/COM1. Pode ser desativado caso não se vá utilizar nenhum periférico serial externo.

OnBoard IR - Ativa a porta de comunicação Infravermelho da placa-mãe. Só será útil se for instalado o respectivo conector, que deve ser comprado à parte.

OnBoard Parallel Port - Especifica o endereço de IO da porta paralela OnBoard. Geralmente 378.

Parallel Port Mode - Modo de operação da porta paralela. EPP, ECP, SPP (Normal). O melhor é o modo ECP, depois o EPP e por fim o SPP. Mas algumas impressoras não são compatíveis e não serão reconhecidas nos modos errados.

Parallel IRQ - Interrupção utilizada pela impressora para se comunicar com a CPU, geralmente 7.

Parellel DMA - Canal de acesso direto à memória utilizado pela impressora. Geralmente 3.

Onboard GamePort - Endereço de IO da porta para Joystic. Geralmente 201

OnBoard MidiPort - Endereço da entrada do controlador de áudio digital (*.mid). Geralmente 300.

OnBoard MIDI IRQ - Interrupção utilizada pelo controlador de áudio digital. Geralmente 10.

OnBoard PCI IDE - Ativa os canais primário e secundário da controladora IDE OnBoard. Geralmente Both. Devem ser ativados os canais em que haja dispositivos.

OnBoard Sound - Ativa o controlador de som OnBoard (*.wav, *.cda *.mp3).

OnBoard Modem - Ativa/Desativa o Modem OnBoard.

OnBoard LAN - Ativa/Desativa a placa de rede OnBoard.

USB Function - Ativa o controlador USB da placa mãe.




POWER MANAGEMENT

Power Management - Indica o tipo de gerenciamento de energia ativado. Nenhum, ACPI(ATX), APM(ATP) ou nenhum. Geralmente o sistema APM não funciona corretamente em nenhum computador, podendo ser removido.

Stand By Time Out - Tempo de inatividade para que o sistema entre em Stand By. Em Stand By o monitor piscará na cor âmbar e o fornecimento de energia ao barramento será reduzido.

Suspend Time Out - Tempo de Inatividade para que o sistema seja suspenso. Uma vez suspendo o nível de energia será reduzido no processador e memória (hibernação) e os dados do ambiente serão transferidos para os discos.

Display Time Out - Tempo de inatividade para que o monitor seja desligado.

Hard Disk Time Out - Tempo de inatividade para que os discos sejam desligados.

RingOn Power On - Permite que o computador seja ligado pelo toque do telefone.

Keyboard Power On - Permite que o computador seja ligado pelo teclado.

RTC - Programação para que o computador se ligue automaticamente em dia/hora/minuto/segundo programados. RTC significa real time clock.

Power On By LAN - Permite que o computador possa ser ligado por chamada de rede, Plug ´N´ Play

PNP Awere OS - Indica se o sistema operacional é compatível com Plug and Play e pode com isso detectar automaticamente novos dispositivos e atribuir-lhes configurações de IRQ, IO, DMA. O Windows é Plug And Play.

Shared Memory - Quantidade de memória RAM reservada para uso pela placa de vídeo OnBoard.

O/S Control - Indica o tipo de sistema operacional. Normal ou Japonês.

Primary Graphics Adapter - Indica o dispositivo de vídeo preferencial que deverá ser usado no caso de mais de uma placa de vídeo instalada. Esse será o dispositivo para o DOS e para outros sistemas que não suportem múltiplas placas de vídeo. O Windows suporta mas este recurso deve ser configurado no painel de controle. Geralmente se deixa PCI, mesmo que a placa de vídeo única seja AGP. Isso fará com que placas PCI funcionem imediatamente quando conectadas ao computador, Se estiver com problemas com uma placa AGP, configure como AGP. Para utilizar placa de vídeo externa (não onboard) basta encaixa-la no slot adequado que o BIOS automaticamente desabilitará a placa onBoard.

Allocate IRQ to PCI VGA - Reserva uma interrupção para a placa de vídeo PCI. Geralmente se habilita esta opção para resolver problemas de vídeo e desabilita para resolver problemas de conflito entre outros dispositivos.




CPU

Brand - Marca do Processador. Não pode ser alterado.

Type - Modelo do Processador. Não pode ser alterado.

Core Voltage - Voltagem do núcleo. Não pode ser alterado em processadores modernos que indicam automaticamente sua voltagem. Deve ser ajustado se o processador não for capaz de faze-lo e a placa não possuir jumppers (raro).

Ratio - Multiplicador do processador utilizado para elevar o barramento interno (clock) em múltiplos do barramento externo.

Frequ - Freqüência de barramento externo do processador.

DRAM Freq - Freqüência de operação das memórias DIMM/SDRAM


PASSWORD

Entre nesta opção para cadastrar senhas de BIOS. As novas senhas devem ser digitadas duas vezes. Para ficar sem senha pressione enter duas vezes.




2007 - 2012 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento e Manutenção: Marcelo M.